Saturday, December 16, 2006

Sobre a Alimentação Holística

A alimentação holística é uma linha de alimentação natural, que tem como objetivo desintoxicação, emagrecimento, aumento da energia vital, abertura dos canais espirituais e intuitivos. A alimentação holística é uma forma de harmonizar e desintoxicar o corpo físico, o que consequentemente traz benefícios também energéticos, espirituais, mentais e emocionais.

Tudo o que publico é fruto de pesquisa, conhecimentos e vivências relacionados a alimentação e espiritualidade, que eu mesma desenvolvi.
Sou terapeuta, e tenho formação em engenharia - não sou médica, nem nutricionista: apenas uma dedicada e séria pesquisadora independente na área de alimentação!
Procuro sempre informações em livros publicados e artigos científicos, e testo minhas idéias antes de publicá-las neste blog ou na comunidade "Alimentação Holística" no orkut.

Use sempre seu bom-senso a respeito de qualquer decisão tomada a respeito da sua saúde e alimentação!

As informações aqui divulgadas não devem ser usadas em substituição ao trabalho de médicos, nutricionistas e outros profissionais de saúde. Os temas aqui tratados tem o propósito único e exclusivo de servir como parâmetros de pesquisa e informação. Faço muita pesquisa, testo alguns princípios, e repasso o que considero interessante para o conhecimento público geral.
Como autora do blog, não me posso me responsabilizar pelo uso que o leitor fizer das informações aqui divulgadas. Cada um é responsável por si próprio.

Estude, pesquise e descubra como cuidar melhor de sua saúde. Para qualquer decisão referente a tratamentos de doenças, tratamentos, medicações, consulte um profissional "competente", responsável e de sua confiança. Não existem muitos, assim escolha com consciência. Em toda parte, no governo, na midia, nas pesquisas e publicações científicas há sempre o "dedo" e a influência da indústria bilionária das doenças: a indústria farmacêutica. A maioria dos médicos nem sabe disso, alguns desconfiam, mas deixam prá lá.
A indútria alimentícia também influencia a mídia e o governo, e muitos lobbies são criados: desconfie, questione e pesquise: é a sua saúde que está em jogo!
É necessário muita coragem para se opor aos paradigmas vigentes.
Mas vale a pena sempre buscar a verdade com relação a nossa saúde - afinal, nosso corpo é o nosso templo, a nossa casa!

Saturday, December 09, 2006

Alimentos Saudáveis

Na alimentação holística são considerados alimentos saudáveis:

Água em abundância
Alimentos crus
Alimentos Orgânicos
Frutas, verduras e legumes
Grãos e sementes
Cereais integrais (arroz integral, aveia)
Leguminosas (ervilha, feijão)
Tubérculos (batata, mandioca, mandioquinha,cará, inhame)
Oleaginosas (nozes, amêndoas, castanhas)
Óleos vegetais prensados a frios (azeite virgem, óleo de girassol)
Farinha integral (para pães, macarrão, bolos, etc)
Mel, açúcar mascavo, stevia

São considerados alimentos não saudáveis:
frituras
alimentos industrializados (excesso de sal, conservantes, corantes)
açúcar branco
farinha branca
refrigerantes e álcool
Aspartame e sacarina


O objetivo no blog é informar o porquê destes alimentos serem saudáveis, ou então, prejudiciais a saúde. Mas é escolha de cada um, como prosseguir a sua alimentação (veja o texto " sobre a alimentação holística")

Terapias Holísticas

Sou terapeuta, astróloga e taróloga.

Astrologia
Na astrologia uso três ferramentas básicas de trabalho: mapa astral, previsões e sinastria. O Mapa Astral é o retrato do céu no horário do nascimento de uma pessoa. Sua interpretação traz à tona características comportamentais e psicológicas, suas emoções e necessidades, vocação, relacionamentos afetivos, com família e amigos, missão de vida, valores pessoais, etc. As previsões apontam através das técnicas de trânsito, revolução solar e progressão, as tendências e possibilidades futuras que se apresentam para o próximo ano corrente. Assim o cliente é orientado sobre como vivenciar da melhor forma possível as oportunidades e os desafios que estarão presentes em sua vida.Já a sinastria é feita para avaliar o relacionamento de duas pessoas no ângulo astrológico. É feita uma breve interpretação dos dois mapas, quais os pontos do relacionamento com relação a compatibilidades, durabilidade, comunicação, afeto entre as partes, etc. O objetivo é que ambos estejam presentes na consulta, a fim de aproveitar as informações para o crescimento do relacionamento. A sinastria é muito usada para casais, mas pode ser feita para sócios, amigos e familiares.

Como terapeuta, uso as energizações, que trabalham o desbloqueio e harmonização energética, nos âmbitos físico, emocional, mental e espiritual.Para isso são usadas técnicas como Reiki, Magnified Healing, Energia Atlante, Cones Hopi,e os florais de Saint Germain e compostos brasileiros de Joel Aleixo.

Veja as descrições das técnicas:

REIKI
O Reiki é uma cura energética de origem japonesa. "Rei" é energia cósmica universal, inteligente, divina e conhecedora de todos os nossos problemas. "Ki" É a energia vital produzida por nosso corpo, que é aplicada pelo terapeuta, através da cura energética com a imposição das mãos. O Reiki age harmoniosamente sobre os centros vitais do corpo (chacras), podendo influenciar o poder de cura do organismo, ajudando a aumentar a energia vital, amenizando o stress, combatendo a causa das doenças no campo energético, restabelecendo o equilíbrio global.

MAGNIFIED HEALING
Magnified Healing® estabelece um fluxo constante de Energia amorosa, baseada na compaixão e no amor universal, com o objetivo de trazer um estado profundo de graça. Esta cura foi trazida por Kuan Yin, deusa do Amor, perdão e compaixão.Durante a aplicação da energia, são trabalhados: cura do carma, equilíbrio dos chacras, o alinhamento de energia da coluna, a ativação do sistema nervoso, a expansão do corpo de luz, ativação do DNA, preparação para ascensão, dentre outros.

ENERGIA ATLANTE
A Energia Atlante é um novo método de cura energética ativante.O método se inicia com uma avaliação energética precisa, que determina em que plano (material, emocional, mental, energético ou espiritual) está a origem do desequilíbrio principal, e qual o seu estágio.Então o terapeuta retira energia em excesso, ou disponibiliza energia que estiver em falta, através da imposição de mãos, conforme for necessário para o equilíbrio de quem está recebendo a aplicação. Com a energia direcionada para o plano principal, todos os desequilíbrios pormenores também se ajustam – por isso trata-se de uma cura holística, que trata o conjunto.A energia atlante atua em todos os aspectos do ser humano, ativando e equilibrando globalmente os processos de desenvolvimento de quem está recebendo a cura – por isso ela é ativante.Este método de cura é canalizado pelos nossos ancestrais mestres curadores da antiga civilização atlante.

CONES HOPI
Os índios Hopi, do noroeste do Arizona são, entre os “Pueblos” antigos, os com maior conhecimento de medicina. Possuíam alto grau de espiritualidade. Os cones de cura são indicados para limpeza dos chacras e aura, e podem ser usados em conjunto com outras energizações. A utilização do cone estimula a energia do sangue e circulação, equilibra a pressão no ouvido e cabeça, e combate estados de ansiedade e stress. Estimula o sistema linfático e o metabólico.

RADIESTESIA E RADIÔNICA
A radiestesia é uma ferramenta de investigação de radiações: energia natural inerentes à pessoas, objetos, animais e ambientes. Já a radiônica transmuta as energias que foram detectadas pela radiestesia. Meu trabalho é feito com a mesa radiônica, uma taboa especialmente desenvolvida para tratamentos com gráficos, cores e símbolos sagrados, e com o pêndulo. É um poderoso instrumento que capta, averigua, analisa e transmuta energias visíveis e invisíveis atuando nos níveis físico, psíquico, vital e espiritual. Limpa, harmoniza e reequilibra energeticamente pessoas e ambientes.A harmonização e limpeza são feitas dentro do divino, ou seja, o que é melhor para todos os envolvidos em qualquer das situações, com a aprovação do Eu-Superior.Na mesa radiônica trabalha-se saúde, equilíbrio energético, relacionamentos, crescimento espiritual, vidas passadas e prosperidade. Podemos considerar a mesa radiônica um portal de ativação e à medida que acionamos determinadas freqüências com o auxílio do pêndulo, entramos em contato com os respectivos campos magnéticos, podendo atuar neles, gerando as mudanças necessárias para nossa vida e a de nossos afins.A mesa radiônica é assim um instrumento de co-criação da nossa realidade!

CURSOS
Ministro cursos de Astrologia, Magnified Healing e Radiestesia e radiônica.

Alimentação Holística

Linha de alimentação naturalista, que tem como objetivo desintoxicação, emagrecimento, aumento da energia vital, abertura dos canais espirituais e intuitivos.A alimentação holística é uma forma de harmonizar e desintoxicar o corpo físico, o que consequentemente traz benefícios também energéticos, espirituais, mentais e emocionais
Sabemos que além do corpo físico, temos o corpo emocional, o mental, o espiritual e o energético.
Para estarmos equilibrados holisticamente, temos que manter todos em equilíbrio e em harmonia.

A alimentação holística consiste no consumo equilibrado de alimentos que são benéficos no corpo físico, mas que também beneficia direta ou indiretamente nossos outros corpos, e também diminui o consumo daqueles que causam desequilíbrio.

A alimentação holística é um conjunto de informações que venho pesquisando e aprimorando como terapeuta. Enquanto estudei técnicas de energização (reki, magnified healing, energia atlante, cones hopi e método Melchzedek) e fiz processos terapêuticos de cura, aprendi e percebi que nosso corpo é um valioso templo, e que nos cabe cuidar dele para estarmos sempre alinhados com nossa espiritualidade.

Quando nos voltamos para o lado espiritual, sentimos uma maior vontade de estarmos cada vez mais em equilíbrio, harmonia, e nosso amor próprio aumenta.
Cuidar-nos passa a ser uma prioridade, e a alimentação é apenas uma dessas ferramentas.
A meditação, os exercícios físicos, a yoga, a respiração profunda e as terapias alternativas tornam-se também instrumentos importantes de auto desenvolvimento e qualidade de vida.

A alimentação holística é mais uma das formas de alcançarmos a felicidade, proporcionando ao nosso corpo, o melhor que podemos dar a ele enquanto ferramenta da nossa evolução neste plano.

Conforme você melhora sua alimentação, os seguintes benefícios podem ser observados:

Aumento da energia física e vital
Rejuvenescimeto celular
Aumento da disposição física
Fortalecimento do sistema imunológico
Pele, cabelos e unhas fortes e revigorados
Diminuição dos efeitos da TPM para as mulheres
Desintoxicação
Funcionamento regular do intestino
Diminuição na retenção de líquidos
Melhora do humor
Digestão leve, fácil e sem sonolência
Diminuição / elminação dos gases e flatulência
Diminuição do muco corporal e na região nasal
Emagrecimento


O emagrecimento na alimentação holística é apenas uma consequência.
Os alimentos propostos são menos calóricos e saudáveis, e os que sugiro eliminar são gordurosos, pesados e mais calóricos.
Mas além disso, duas coisas ocorrem que aceleram o emagrecimento:

1 - Com o consumo abundante de frutas, verduras e legumes crus, dentre outros, nosso corpo sente-se totalmente nutrido e sente menos fome. Os cientistas detectaram que a existência da fome oculta, um distúrbio metabólico onde por falta de vitaminas e minerais, a pessoa sente muita fome,acaba comendo muito mais do que precisa e engorda

2 - o nosso corpo sabe se auto desintoxicar - ele é sábio e perfeito. Mas como consumimos muitos alimentos tóxicos, em horários também inapropriados, o corpo não tem tempo de jogar fora todo esse lixo. Ele vira gordura, muco, e nos intoxica. Quando regulamos a alimentação, nosso corpo inicia uma auto faxina. O muco, a gordura, os líquidos em excesso são eliminados e o intestino passa a funcionar - então emagrecemos!

No Feng Shui, uma linha de cura milenar chinesa, é proposto o equilíbrio da casa e cura do espaço através de correções, para estabelecer harmonia.
A primeira atitude, ao aplicarmos o Feng Shui no espaço é jogarmos fora todos os objetos que não servem, móveis sem utilidade e limparmos totalmente a casa: nada de bagunça nem sujeira, Só depois, o mestre de Feng Shui irá colocar os objetos que energizam todos os cantos do local.
Com o nosso corpo, devemos fazer o mesmo.
Todas as curas holísticas: florais, massagens, reiki, magnified healing, cromoterapia, yoga, etc propõe a cura global do indivíduo, expulsando energias negativas e inserindo positivas por meio do reequilíbrio.
Podemos também meditar, fazer yoga e psicoterapia para nos sentirmos melhor.
Mas tudo isso não será tão benéfico se não tirarmos todo o lixo de dentro de nós: toxinas que nos deixam cansados, indispostos, com gastrite, gases e envelhecidos.
Essas toxinas também prejudicam nossa mente, emoções e nosso corpo espiritual, pois tudo está ligado. Qualquer lixo físico, sempre traz consigo lixo astral, energético, que faz com que nossa energia global fique cada vez pior.
Qualquer mudança benéfica em nossa vida deve começar pelo nosso "templo": nosso corpo!